segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Combate a Dengue em Quixadá Vale Prêmios


Nesta ultima quinta feira, dia 26 de agosto, em um clima muito agradável de fim de tarde e com várias apresentações culturais, chagou nos bairros São João e Renascer a campanha Com a “Saúde e a Zenir você ganha”, com o objetivo de reduzir os altos índices de infestação da dengue nestes bairros e premiar através de sorteios os moradores que estão fazendo a sua parte para acabar com o mosquito causador da doença.

Durante a semana que antecedeu o evento os profissionais da Saúde visitaram 3.000 residências, conscientizando os moradores e moradoras sobre a importância de manter a casa livre do foco do mosquito da dengue e incentivando a participação na campanha, que culminou com sete moradoras premiadas. Prêmios estes oriundos da parceria com a Zenir Móveis e com apoio da Rede AMEQ, e explicando também sobre os critérios para participar (não ter focos do mosquito da dengue em casa e estar presente na hora do sorteio).

A Campanha Com a Saúde e a Zenir Você Ganha além do viés educativo, preventivo, cultural e social é muito importante visto que em Quixadá o índice geral parcial de infestação do mosquito é de 7,02% e o dos bairros São João e Renascer são respectivamente 10,96% e 9,3, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.



De acordo com a organização do evento, os resultados foram satisfatórios, além da participação massiva dos moradores, todas as pessoas que foram sorteadas puderam receber os prêmios uma vez que em suas casas não foram encontrados condições de risco para a manifestação de focos do mosquito o que mostra que esta é uma estratégia que vem dando certo.
A Secretaria da Saúde continua trabalhando diariamente para minimizar os indicadores da dengue, mas sem a participação de cada cidadão e de cada cidadã não conseguiremos evitar que pessoas adoeçam e ate mesmo morram vitimas do mosquito da dengue, por isso, faça a sua parte, pois todo dia é dia de combater a dengue.