quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dia Mundial do Diabetes será comemorado em Quixadá.



Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), em todo mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões no mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia. Em Quixadá, segundo o SIAB, existem em média 1.117 pessoas cadastradas.
O tema escolhido para a Campanha Mundial de 2010 é “vamos controlar o diabetes agora”. O objetivo é chamar a atenção da população para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, pois, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.
A SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) faz um alerta sobre os números alarmantes de crescimento de prevalência no Brasil e no mundo e do esforço para combatê-lo, usando o conhecimento sobre a doença e o combate à obesidade, um dos principais fatores para o aumento da freqüência do diabetes.


Em Quixadá, a data será comemorada no dia 18/11 com muita oferta de serviços para a população: exames de glicemia, verificação da pressão arterial, avaliação físico-nutricional e orientação para prevenir e/ou controlar a doença. A atividade alusiva ao dia acontecerá na Praça José de Barros a partir das 16h. As equipes de profissionais do CIDH (Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão) do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e PSF (Programa Saúde da Família) estarão presentes para a realização dos exames.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Secretaria da Saúde mais uma vez intensifica os exames de Prevenção do Câncer do colo do útero e de mama.


Embora o exame seja disponibilizado semanalmente em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, grande parte das mulheres não têm tempo disponível para procurar o serviço, isso deve-se (além do fato de muitas serem donas de casa) a inserção da mulher no mercado de trabalho. Por esse motivo nesta semana, de 8 a 11 de novembro, serão realizados 200 exames no período da noite, á partir das 18h no Centro de Saúde Reprodutiva e Sexual, para que as nossas trabalhadoras possam usufruir desse serviço.

Esse exame é de fundamental importância para a saúde da mulher, visto que o do câncer de mama se descoberto precocemente as chances de cura são maiores, e o câncer do colo do útero pode nem chegar a se desenvolver, pois nesse caso é 100% prevenível. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) no ano de 2010, cerca 18.430 mil novos casos de câncer do colo do útero são esperados e 49.400 novos casos para o câncer de mama, uma realidade que pode ser modificada se as mulheres realizarem sua prevenção com a devida periodicidade. Para o Ministério da Saúde a recomendação é que o exame seja feito pelo menos uma vez por ano, caso não apresente nenhuma alteração o mesmo poderá repetido a cada três anos.
Em Quixadá a campanha percorreu empresas e comércio local levando palestras e convidando as mulheres para o atendimento que será realizado por ordem de chegada com 50 exames por noite.

Não esqueça que uma atitude preventiva hoje, pode salvar-lhe a vida amanhã.