quinta-feira, 31 de março de 2011

Mexa-se com o NASF inicia as aulas de aeróbica no bairro Alto São Francisco



A Secretaria Municipal da Saúde, durante a Gestão FelizCidade, tem desenvolvido continuadas ações de políticas públicas que contribuem de forma efetiva para a melhoria da qualidade vida da população quixadaense. Uma dessas políticas é o Projeto Mexa-se com o NASF que atua de forma pioneira na prevenção de doenças e agravos não transmissíveis através do incentivo e acompanhamento de atividades físicas.Nesta ultima terça feira o Mexa-se com o NASF iniciou as aulas de aeróbica no bairro Alto São Francisco e este dia foi marcado pela grande participação da população que realmente vestiu e suou a camisa em mais uma ação do projeto, na busca pelo bem-estar físico! Além desta atividade o projeto também desenvolve a aeróbica do Centro todas as segundas e quartas a partir das 17:30h na Praça José de Barros, e aulas de hidroginástica no Eneida’s Buffet.No Alto São Francisco a aeróbica Acontece todas as terças e quintas a partir das 17h na praça da igreja, acompanhadas por profissional da área de educação física. Não esqueça: o Ministério da Saúde recomenda que temos que praticar todos os dias pelo menos 30 minutos de atividade física, seja ela qual for, então fica o convite, venha e mexa-se com o NASF!


Mais informações no número:3414-6732

“COM A SAÚDE VOCÊ GANHA”, NA HORA DE COMBATER A DENGUE


“Vamos combater a Dengue, pois ela pode até matar”, alertava com criatividade a parodia composta pelos alunos da Escola Renato de Araújo Carneiro que também participaram com outras atividades sócio-educativas. O evento aconteceu na manhã de sábado, 26 no distrito de Juatama, e reuniu autoridades do município, profissionais das áreas de saúde, educação, urbanismo e populares. para participar era preciso preencher um cupom e ao ser sorteados, um agente de endemias iria à residência do felizardo (a) e, caso não fosse encontrado nenhum foco do Aedes Aegypti, o mesmo levaria o brinde, assim foi feito. Ventiladores, aparelhos de celular, espremedores de frutas, cestas básicas e grills, foram sorteados entre os participantes que, no final acabaram ganhando mais do que o bem material, pois receberam informações importantes para o combate ao temido mosquito. Aliadas a isso, várias outras ações foram realizadas, durante a semana. Agentes de Saúde e de Combate as Endemias levaram as residências informações educativas e o tratamento onde eram localizados focos, por sua vez a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente fez o recolhimentos de lixo e conduziu as atividades do Projeto ECOELCE que visa a preservação do meio ambiente através da troca sistemática de material reciclável por bônus na conta de energia. A Secretária de Saúde, enfermeira Valeria Nepomuceno, em sua fala revelou que 95% dos casos estão nas residências “A Secretaria Municipal de Saúde, mesmo com toda a disponibilidade dos profissionais e equipamentos não vai conseguir acabar com a dengue sem a parceria com a sociedade, e é isso que estamos vendo aqui no distrito de Juatama, eu fico muito feliz, pois estou vendo que a população está aderindo junto conosco o combate a dengue”, disse. Em seu discurso o chefe do executivo Quixadaense, Dr. Rômulo Carneiro, falou sobre a situação epidemiológica no município e disse que a cidade passa por um momento delicado, visto que 53 casos já foram confirmados e outros 400 notificados. Para o prefeito, ações integradas e o envolvimento da população são determinantes para a redução das notificações e conseqüentemente dos casos de dengue no município. O evento contou com o apoio da Associação dos Mercadinhos de Quixadá (AMEQ), FRIGOTIL, ARTCOM, MS Papelaria, MA alimentos, vereador Kleber Junior e do secretário de Agricultura, Audênio Moraes que junto com demais autoridades se fizeram presentes para prestigiar o evento.


Texto: Alan Queiroz e Dário Queiroz

sexta-feira, 25 de março de 2011

Participantes do programa Mexa-se conhecem novo local da Hidroginástica




No dia mundial da água, 22 de março, as quixadaenses integrantes das atividades de hidroginástica do programa “Mexa-se”, mostraram que a boa vontade aliada aos exercícios físicos na água fazem toda a diferença na saúde do corpo e da mente.

A atividade aconteceu no Residencial Adamastor, na ocasião as participantes além de conhecerem o novo espaço para a prática de exercícios de hidroginástica do Programa Mexa-se, tiveram a oportunidade de saber a dinâmica de trabalho da fisioterapeuta, Nívea Paula, atual coordenadora do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF), Órgão que gerencia o Programa junto a Secretaria Municipal de Saúde. O evento também contou com as presenças da chefe de Gabinete e representante do prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, senhora Sandra Venâncio; Valeria Nepomuceno, secretária de Saúde; enfermeira Karine Matias, coordenadora do Programa Saúde da Família; Dário Queiroz, educador em saúde, profissionais do NASF entre outros.

Há mais de três anos o programa Mexa-se atua na promoção de saúde por meio de exercícios físicos, de aeróbica e hidroginástica, a ação é voltada para todos os públicos, porém somente as mulheres aderiram à iniciativa, no total são mais de duzentas, que dedicam parte do seu tempo para a prática de exercícios. As atividades de hidroginástica acontecem de terça a sexta-feira, em turmas divididas entre 06h30min às 07h30min e 07h30min a 08h30min. Para as que não podem fazer pela manhã tem a oportunidade de participar da turma da tarde, de 17h ás 18h nos dias de terça e quinta-feira. Já a aeróbica acontece às 17h da segunda e quarta-feira na Praça José de Barros, no mesmo horário na terça e quinta na Praça do Bairro Alto São Francisco. Mesmo com atividades em todos os dias da semana a intenção da coordenação do programa é expandir a aeróbica de forma itinerante para os demais bairros e localidades.

A coordenadora do NASF Quixadá, fisioterapeuta Nívea Paula, disse que se sente orgulhosa por ser bem recebida pelas participantes. “Esse apoio encontrado na equipe de trabalho e nas participantes me fortalece e me conduz a trabalhar mais e mais para que esse programa continue crescendo”, relatou a fisioterapeuta que ao agradecer a todos e todas enfatizou as funções do Órgão que foi convidada a coordenar. “Em Quixadá existem duas equipes de NASF tipo um, onde uma é responsável por todos os distritos e a outra por todos os bairros da sede, perfazendo um total de 17 equipes de ESF. A gestão municipal optou por escolher os profissionais : Fisioterapeuta, Profissionais de Educação Física, Psicólogo, Assistente Social e Nutricionista”, afirmou. Esses profissionais também estiveram presentes e contribuíram com o evento trazendo muita para todos e todas.

Já a Chefe de Gabinete Sandra Venâncio, relembrou dos primeiros passos do programa Mexa-se, na época ela assumia a função de técnica da Secretaria de Saúde e participou da criação do mesmo. “É uma grande alegria ver essa iniciativa se expandindo e sendo incorporado nas ações rotineiras da Secretaria de Saúde. Estou representado o prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, que gostaria muito de ter vindo, mas, infelizmente por motivo de outra agenda não pode vir, como todos nós sabemos ele é muito simpático e sabe da importância do programa na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Em seu discurso a secretária de Saúde, Valeria Nepomuceno, relatou sobre as melhorias do programa e desafios futuros. “Lembro-me que logo quando assumi a Secretaria tive uma reunião com as participantes e elas me pediram para não acabar com ação e nós assumimos o compromisso de não só continuar como também ampliar as ações, pois o que dá certo a gente tem que melhorar. O nosso objetivo vai muito além de tratar doenças, o que é importante. A gente se preocupa em promover a saúde para que as pessoas não venham a adoecer”, enfocou.

A Sra. Mazé Nobre, que sofre de hipertensão disse que assim que soube da iniciativa não perdeu tempo e logo encontrou na piscina o jeito suave de enfrentar o problema de saúde. “Moro no Bairro Boto que fica um pouco distante, mas a distância não impede de vir praticar exercício de hidroginástica do Programa Mexa-se. Minha profissão me obriga a passar o dia inteiro sentada e com movimentos repetitivos, quando eu saiu daqui me sinto bem melhor e os resultados já estão surgindo, consegui diminuir meu peso e manter minha saúde em equilíbrio”, disse a simpática senhora.

As pessoas interessadas em participar do Mexa-se precisam ter encaminhamento médico de uma das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Em seguida se dirigir ao NASF que fica localizado no prédio da Secretaria Municipal da Saúde.

No final do evento foi servido um lanche saudável para todos os presentes.

Veja AQUI todas as fotos

Texto: Alan Queiroz
Foto: Edgardo Moraes e arquivo