segunda-feira, 30 de maio de 2011

Calendário das Pré Conferências da Saúde e Assistência Social

No próximo mês acontecerão as pré-conferências da Secretaria da Saúde e da Secretaria do Desenvolvimento Social em todos os bairros e distritos de Quixadá. Elas acontecerão em conjunto para que os moradores não tenham que deslocar-se mais de uma vez de suas casas.







Pare de Fumar!!!

Dia 31 de Maio é o Dia Mundial Contra o Tabaco, e a Secretaria da Saúde está realizando ações educativas em empresas e em pontos estratégicos da cidade. Hoje pela manhã a atividade aconteceu na COELCE e amanhã a palestra acontecerá na MISSISSIPI.



Segundo a Organização Mundial de Saúde cem milhões de mortes foram causadas pelo tabaco no século XX.


Não seja mais uma vítima!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Preparativos para a Conferência Municipal da Saúde!

A Secretaria da Saúde de Quixadá prepara-se para a realização do maior evento da saúde pública municipal.






Nesta semana foram realizadas reuniões para a articulação da Conferência Municipal da Saúde de Quixadá, ocasião em que foram convidados as coordenadoras da Atenção Básica (PSF), Vigilância à Saúde, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), o coordenador do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, Setor de Transportes e Setor de Manutenção para a formação do grupo que será responsável pela organização da conferência.



A Conferência Municipal da Saúde acontece a cada quatro anos e realiza-se em várias etapas, a primeira delas é a aprovação do regimento interno pelo Conselho Municipal da Saúde, feito isso o Prefeito Municipal deve fazer um decreto que formalize o evento. Cabe a Secretária da Saúde redigir uma portaria nomeando o grupo que organizará a Conferência , grupo este formado por:



I.Coordenador Geral;
II.Secretaria Geral;
III.Relator Geral;
IV.Coordenador da Comissão de Comunicação e Informação;
V.Coordenador da Comissão de Articulação e Mobilização;
VI.Coordenador da Comissão de Infraestrutura;

A próxima etapa é a realização das pré-conferências que acontecerá em todas as Áreas Descentralizadas de Saúde de Quixadá, para a eleição dos delegados que participarão do processo.



Neste ano a Conferência traz como tema central: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro "; e os seguintes eixos temáticos:
ACESSO E ACOLHIMENTO COM QUALIDADE – UM DESAFIO PARA O SUS.:
-Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade,
-Participação da Comunidade e Controle Social,
-Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado: Gestão do
Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).



Colabore com a saúde de sua cidade, participe deste processo de exercício da cidadania. Em breve será realizada a divulgação do calendário das pré-conferências e a saúde de toda a cidade conta com o seu empenho.