sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DIA MUNDIAL DO DIABETES É LEMBRADO POR QUIXADAENSES

O evento aconteceu na manhã da quinta-feira (17/11) na Praça José Linhares da Páscoa (Catedral) no Centro da Cidade.
Uma equipe de profissionais do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF), ligados a Secretaria de Saúde estiveram à disposição das famílias em mais uma atividade de prevenção de doenças e promoção de saúde. Na ocasião, foi montado um stand que ofertou exames de glicemia, verificação de pressão arterial, avaliação físico nutricional e orientação de saúde sobre o tema. A ação fez parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Alerta e Combate ao Diabetes (14/11).


Entre 8h e 11h os profissionais registraram cerca de 300 atendimentos de glicemia e demais serviços, superando as expectativas da Secretaria de Saúde. Desse número de 7 a 10 por cento se descobriram diabéticos, sendo encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde, onde receberão atenção médica e se somarão aos 1.004 pacientes acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Quixadá.


Para a secretária de Saúde, Valeria Nepomuceno, o evento é importante, pois revelam os portadores potenciais, pessoas que estão com diabetes e não sabem, a exemplo do Brasil, onde somente 15% dessa população são acompanhadas pelo SUS, segundo previsões do Ministério da Saúde. “Momentos como esse demonstram a importância do diagnóstico precoce, quem se descobre diabético com antecedência tem a oportunidade de se cuidar e viver com qualidade de vida, para isso basta que o mesmo tenha um acompanhamento médico e tome alguns cuidados como mudança de hábito alimentar, realização de atividades físicas, dentre outras”, afirmou Valeria.
O evento contou com o suporte de dois carros de sons que levaram informações ligadas ao tema alertando sobre os riscos do diabetes, bem como proferiram algumas dicas de como cuidar bem da saúde ao passo que convidavam a população a realizar os exames.


A campanha que este ano levou o tema “O diabetes não descrimina: homens, mulheres, jovens, adultos, pobres e ricos” agregou vários públicos que numa atitude de auto cuidado buscou realizar os exames bem como se informar ao máximo possível sobre a doença e os meios de deixar a glicemia controlada. A atividade contou com a parceria do Pinheiro Supermercado, Zenir Móveis, MOTOCEDRO e Bigmac Delicia.



Texto Alan Queiroz



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Outubro Rosa


Com o objetivo de intensificar medidas educativas, estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde de Quixadá desenvolveu várias ações alusivas a campanha “Outubro Rosa” alertando sobre a importância de dar uma atenção adequada à doença.


Exames de prevenção noturna, visitas de sensibilização para realização do auto-exame a entidades e instituições, realização de exames em todas as unidades de saúde, bem como intensificação de solicitação de mamografias, intensificaram a prevenção e somaram força na luta contra o câncer de mama.


Marcada pela iluminação de um monumento símbolo na cor rosa, a campanha encheu de vida um dos mais belos cartões postais de nossa Quixadá, o Memorial Rachel de Queiroz (chalé da pedra) que durante as festividades do III Quixadá Mostra Cinema deu visibilidade a campanha chamando a atenção para uma doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo, o câncer de mama.


Outras ações como Blitz educativas, distribuição de botons autocolantes, folhetos educativos e veiculação de spots deram um charme todo especial digno do publico alvo, as mulheres de nossa cidade, que abraçaram a campanha e entraram de peito nessa luta contra o câncer de mama.