quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SAÚDE NO CARNAVAL


Várias ações foram desenvolvidas pensando na saúde de nossos foliões no carnaval 2012. O objetivo foi garantir uma melhor estrutura para quem precisasse dos serviços de saúde no município. De acordo com Telina Alzira, responsável pela a assistência farmacêutica, vários medicamentos foram colocados a disposição da saúde, entre eles: antiinflamatórios, analgésicos, antitérmicos, protetores gástricos e soros. Medicamentos que irão beneficiar mais de quatro mil pessoas além do carnaval. Quanto ao Hospital Municipal, que recebe em média 180 pessoas por dia, o carnaval proporcionou um aumento de 23% no atendimento, correspondendo às áreas de clinica geral e traumatologia. A informação partiu do diretor administrativo Josué Paiva, segundo ele o período carnavalesco ocorreu dentro das normalidades.


Com um olhar voltado também para a prevenção, a saúde realizou várias, inspeções sanitarias, em motéis, hotéis, pensionatos, pousadas, barracas e lanchonetes, totalizando mais de 85 visitas. Outra preocupação foram às ações voltadas para o combate as DSTs e HIV/AIDS, tão freqüentes em tempos de folia. Para isso foram distribuídos mais de 18 mil preservativos e materiais educativos, em blitz, na praça à noite, locais de banho durante o dia, e em oficinas realizadas com alunos durante a semana do carnaval.


Segundo a enfermeira Graça Lira coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), as ações foram recorde nesse carnaval e com certeza irão minimizar os agravos gerados pelo sexo desprotegido, que tanto preocupa o sistema de saúde após o período do carnaval. A presença da unidade móvel, a veiculação de spots educativos bem como a presença de profissionais da saúde durante toda a festa, foram medidas determinantes para os resultados de um dos mais seguros carnavais do Sertão Central. Com frases de incentivo ao cuidado e a diversão com responsabilidade, a secretária Valéria e toda equipe da saúde em Quixadá, mostrou nesse carnaval que, “O nosso maior prazer, é saber que a sua saúde vai bem”.