Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), em todo mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões no mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia. Em Quixadá, segundo o SIAB, existem em média 1.117 pessoas cadastradas.
O tema escolhido para a Campanha Mundial de 2010 é “vamos controlar o diabetes agora”. O objetivo é chamar a atenção da população para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, pois, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.
A SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) faz um alerta sobre os números alarmantes de crescimento de prevalência no Brasil e no mundo e do esforço para combatê-lo, usando o conhecimento sobre a doença e o combate à obesidade, um dos principais fatores para o aumento da freqüência do diabetes.
Em Quixadá, a data será comemorada no dia 18/11 com muita oferta de serviços para a população: exames de glicemia, verificação da pressão arterial, avaliação físico-nutricional e orientação para prevenir e/ou controlar a doença. A atividade alusiva ao dia acontecerá na Praça José de Barros a partir das 16h. As equipes de profissionais do CIDH (Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão) do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e PSF (Programa Saúde da Família) estarão presentes para a realização dos exames.