Atenção Primária

Estratégia Saúde da Família: Acontece através das ações do Programa Saúde da Família (PSF) que surgiu em Quixadá em 1993 de forma pioneira no Brasil. Trabalha com equipes multidisciplinares formadas por médicos (as), enfermeiros (as), cirurgião (ã) dentista, agentes comunitários (as) de saúde e auxiliares de enfermagem que atuam por área. Atualmente conta com 17 equipes do Programa Saúde da Família e 2 equipes do NASF (Núcleo de apoio a saúde da Família) que conta com os seguintes profissionais: fisioterapeutas, psicólogos (as), educadores (as) físicos (as), nutricionista e assistentes sociais. O PSF está distribuído em todo município funcionando em horário comercial de segunda a sexta feira e ofertam os seguintes serviços:


Atendimento à Criança
Puericultura; Teste do pezinho; vacinação; incentivo ao aleitamento materno; avaliação do crescimento e desenvolvimento
Atendimento à Mulher

Planejamento familiar; Pré-natal e pré-natal de alto risco; prevenção do câncer de colo de útero e mama; acompanhamento Puerperal

Saúde Bucal

(Em construção)

Outros Serviços

Acompanhamento a Hipertensos e Diabéticos; acompanhamento da tuberculose e hanseníase; ações de educação em saúde; visitas domiciliares a pacientes acamados; coletas descentralizadas de exames laboratoriais; distribuição frente ao programa “Leite é Saúde” para gestantes e crianças desnutridas mediante cadastro.

Informações: 3412 3245