Embora o exame seja disponibilizado semanalmente em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, grande parte das mulheres não têm tempo disponível para procurar o serviço, isso deve-se (além do fato de muitas serem donas de casa) a inserção da mulher no mercado de trabalho. Por esse motivo nesta semana, de 8 a 11 de novembro, serão realizados 200 exames no período da noite, á partir das 18h no Centro de Saúde Reprodutiva e Sexual, para que as nossas trabalhadoras possam usufruir desse serviço.
Esse exame é de fundamental importância para a saúde da mulher, visto que o do câncer de mama se descoberto precocemente as chances de cura são maiores, e o câncer do colo do útero pode nem chegar a se desenvolver, pois nesse caso é 100% prevenível. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) no ano de 2010, cerca 18.430 mil novos casos de câncer do colo do útero são esperados e 49.400 novos casos para o câncer de mama, uma realidade que pode ser modificada se as mulheres realizarem sua prevenção com a devida periodicidade. Para o Ministério da Saúde a recomendação é que o exame seja feito pelo menos uma vez por ano, caso não apresente nenhuma alteração o mesmo poderá repetido a cada três anos.
Em Quixadá a campanha percorreu empresas e comércio local levando palestras e convidando as mulheres para o atendimento que será realizado por ordem de chegada com 50 exames por noite.
Não esqueça que uma atitude preventiva hoje, pode salvar-lhe a vida amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário