segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

XVIII JORNADA QUIXADAENSE DE SAÚDE MENTAL E CIDADANIA

III Colóquio Internacional de Saúde Mental do Semi - Árido
Tema: “Saúde Mental: Ressignificando as Práticas”.




Cá estamos nós a jornadear mais uma vez! Para quem sentiu estranhamento com o verbo jornadear, esclarecemos: o termo realmente existe. Está no Aurélio e é verbo intransitivo, completo em seu significado, portanto. Não necessita complemento. Jornadear é fazer jornada(s). E jornada, segundo ainda o Aurélio, é “1. Caminho que se faz num dia; 2. Viagem por terra; 3. Ação ou expedição militar e 4. Duração do trabalho diário.”

Há dezoito anos atrás realizávamos nossa primeira jornada com o objetivo de expormos e reafirmarmos as bases da reforma sanitária em curso no país e, mais especificamente, construirmos juntos idéias e modos de se fazer saúde mental que fossem além das internações e das prescrições medicamentosas ou não.
O dia a dia nos serviços, nas comunidades, nas andanças por cursos, seminários, congressos, conferências e outras jornadas nos fortaleceram, confrontaram nossas crenças e saberes, mas principalmente nos desfiaram a buscar pesquisar e ressignificar as nossas práticas e seus pressupostos teóricos e metodológicos tendo como ponto de partida a história, a cultura e a realidade de cada território onde a vida acontece.


O Município de Quixadá através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, vem realizando há 17 anos jornadas científicas visando proporcionar espaço de discussões para o aperfeiçoamento das práticas de saúde objetivando a consolidação do SUS. Este ano será a XVIII edição e o III Colóquio Internacional de Saúde Mental que se realizará nos dias 08 a 10 de dezembro de 2010. Dentro de nossa programação cultural terá uma apresentação teatral de um grupo de Trieste – Itália, Accademia della folia. Estima-se um público de 250 profissionais de saúde das diversas áreas, onde pretendemos discutir e construir novos saberes e práticas no campo da saúde mental. O evento é aberto para toda a população quixadaense que queira se deliciar com o melhor do teatro, a entrada é franca e a censura é de 14 anos. Será dia 09 de dezembro a partir das 19h no Ginásio da Faculdade Católica Rainha do Sertão. Convide seus amigos e sua família e participe!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Quixadá realiza mais uma campanha no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS



De acordo com dados publicados em matéria do Jornal Diário do Nordeste, nesse 1° de Dezembro, dia mundial de sensibilização e luta contra a AIDS 95% dos municípios do estado do Ceará têm caso de AIDS, sendo a faixa etária de 20 a 49 anos com 86,8% dos casos e o número de mortes é de três óbitos a cada 100 mil habitantes. Em todo o Brasil, a estimativa de 2009 é de que 630 tenham sido infectados.
É prática da Secretaria Municipal da Saúde a realização de campanhas de esclarecimentos e prevenção no combate a várias doenças, dentre elas o HIV. Estas são atitudes que podem ser vistas durante todo o ano por meio de ações como: oficinas em escolas, fóruns, visitas, blitz, veiculação de spot em som volante, rádio e estandes com ofertas de serviços nos principais eventos com abordagem e distribuição de preservativos e material educativo.

Por ocasião do Dia Mundial de Combate a AIDS essas ações se reúnem anualmente em um único lugar, na Praça da Catedral onde foram realizados 100 exames de sorologia, o local é estratégico e concentra maior número de pessoas das zonas Rurais e Urbanas da região. São pessoas como o senhor Antonio Elenildo, do Bairro Alto São Francisco, que aproveitou o intervalo entre uma compra e outra e fez o exame, “É importante que a Secretaria da saúde realize ações como essa, mas é ainda mais importante a conscientização de cada um dentro do seu papel de cidadão”, disse. Seguindo a programação prevista os 10 profissionais envolvidos na atividade estiveram também reunidos com os funcionários da Indústria de calçados Mississipi onde levaram orientações em saúde e palavras de incentivo ao uso do preservativo e a realização do teste aos mais de 500 funcionários (as) daquela empresa.
Como parte da programação um laço vermelho que simboliza a luta contra a AIDS foi colocado na pedra do chalé, um dos principais pontos turístico da cidade sobre a orientação da União das Nações Unidas contra a AIDS (UNAIDS) e Associação Brasileira dos Municípios (ABM) que desenvolvem iniciativas e ações contra a AIDS Junto aos municípios. Para a secretária de saúde Ana Valeria todas as ações mostram a força de Quixadá em resposta à disseminação do HIV, prova disso é a construção de uma nova estrutura que trouxe um melhor atendimento para pacientes de DST e HIV/AIDS além da contratação de um médico infectologista. Para ela a informação é a principal ferramenta de prevenção “por isso estamos ampliando o debate sobre essa problemática junto à população e proporcionado sensibilização”, finalizou a secretária apontando as ações do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) como referência.