Tema: “Saúde Mental: Ressignificando as Práticas”.
Cá estamos nós a jornadear mais uma vez! Para quem sentiu estranhamento com o verbo jornadear, esclarecemos: o termo realmente existe. Está no Aurélio e é verbo intransitivo, completo em seu significado, portanto. Não necessita complemento. Jornadear é fazer jornada(s). E jornada, segundo ainda o Aurélio, é “1. Caminho que se faz num dia; 2. Viagem por terra; 3. Ação ou expedição militar e 4. Duração do trabalho diário.”
Há dezoito anos atrás realizávamos nossa primeira jornada com o objetivo de expormos e reafirmarmos as bases da reforma sanitária em curso no país e, mais especificamente, construirmos juntos idéias e modos de se fazer saúde mental que fossem além das internações e das prescrições medicamentosas ou não.
O dia a dia nos serviços, nas comunidades, nas andanças por cursos, seminários, congressos, conferências e outras jornadas nos fortaleceram, confrontaram nossas crenças e saberes, mas principalmente nos desfiaram a buscar pesquisar e ressignificar as nossas práticas e seus pressupostos teóricos e metodológicos tendo como ponto de partida a história, a cultura e a realidade de cada território onde a vida acontece.
O Município de Quixadá através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, vem realizando há 17 anos jornadas científicas visando proporcionar espaço de discussões para o aperfeiçoamento das práticas de saúde objetivando a consolidação do SUS. Este ano será a XVIII edição e o III Colóquio Internacional de Saúde Mental que se realizará nos dias 08 a 10 de dezembro de 2010. Dentro de nossa programação cultural terá uma apresentação teatral de um grupo de Trieste – Itália, Accademia della folia. Estima-se um público de 250 profissionais de saúde das diversas áreas, onde pretendemos discutir e construir novos saberes e práticas no campo da saúde mental. O evento é aberto para toda a população quixadaense que queira se deliciar com o melhor do teatro, a entrada é franca e a censura é de 14 anos. Será dia 09 de dezembro a partir das 19h no Ginásio da Faculdade Católica Rainha do Sertão. Convide seus amigos e sua família e participe!
Boa tarde, estive na jornada, gostaria de solicitar a mensagem que foi lida do Franco Rotelli, sendo orientada a solicitar aqui no blog com vcs! Aguardo retorno. Parabéns pelo evento, me senti bem acolhida em quixada. Um abraço. Adriana Faheina (adrianafaheina@yahoo.com.br)
ResponderExcluir