sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Saúde realiza oferta de serviços no dia do município.

Nesse último dia 27 de outubro Quixadá comemorou 140 anos de emancipação política e administrativa, as festividades aconteceram na Praça José de Barros e estendeu-se ás escolas e ginásio municipal, onde foram realizadas gincanas e várias modalidades esportivas. Como parte das ações, várias ofertas de serviços foram disponibilizadas, com destaque para os serviços de saúde sempre muito procurados em momentos como estes. Com uma estrutura de duas tendas e 16 profissionais, dentre eles enfermeir@s, assistente social, educadores físicos, fisioterapeutas, massoterapeutas e técnic@s de enfermagem, a saúde levou mais de 500 atendimentos, como exames de glicemia, verificação da pressão arterial, teste anti-HIV, avaliação física e nutricional e sessões de massoterapia.

Segundo a enfermeira Karine Matias, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município, a participação da saúde em eventos como este é de grande importância, pois contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Para ela tal contribuição se dar sob dois aspectos: Um no sentido de identificar possíveis portadores de doenças que podem trazer várias seqüelas quando não diagnosticadas precocemente como diabetes e hipertensão e o outro porque leva orientações que promovem mudanças comportamentais e medidas preventivas.



Para movimentar ainda mais a tarde desse dia 27 entrou em cena às 18h a aeróbica do Projeto Mexa-se que num ritmo de muita alegria empolgou a praça e levou por mais de uma hora toda a disposição dessa galera que transpira saúde. Diante de tudo, a família Saúde, em nome da sua gestora Ana Valéria sente-se honrada em participar da festa e externa seus mais sinceros votos de FelizCidade a nossa mui amada Quixadá. Como diz o poeta Edgardo Morais, autor do hino do município: “Vou Cantando feliz e contente tua história com amor e paixão, Quixadá grande forte e valente viveras sempre em meu coração...”.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Secretaria da Saúde realiza oficina sobre sexualidade




Você já parou para pensar em quantas pessoas tiveram seu futuro modificado pela falta de informação? Quantas vidas foram comprometidas porque na maioria das vezes em sua própria casa não tiveram liberdade suficiente para conversar sobre sexualidade com seus familiares? Você acredita que garotas de 16 anos engravidam porque querem ser mãe? Porque será que pessoas adquirem DST’s? Nós da Secretaria da Saúde de Quixadá, compreendendo que na maioria das vezes a falta de conhecimento pode levar o indivíduo a tomar atitudes que poderão colocar em risco sua vida, estamos sempre buscando novas formas de levar informação até as pessoas.


Desta vez o palco foi a Escola de Ensino Profissional Maria Cavalcante Costa e a platéia @s alun@s que estavam ansios@s para que suas dúvidas fossem esclarecidas. A oficina foi realizada nesta terça feira, dia 26 de outubro. Ela faz parte do projeto SPE (Saúde e Prevenção na Escola) nesta 1ª escola foi realizado a oficina em dois momentos com turmas diferentes, nos períodos manhã e tarde.
A cada pergunta que era feita sentimos que @s noss@s jovens ainda estão muito desapropriad@s do tema, pois muitos questionamentos giravam entorno de mitos que há muito tempo vêm sendo desconstruídos, e para tirar estas dúvidas tivemos a importantíssima presença da médica Fracimeiry Amorim, da pedagoga e auxiliar de enfermagem Márcia Cavalcante, da enfermeira Nayara Oliveira e d@s educador@s em saúde Amanda Teles e Pedro Azevedo.
Trabalhando nessa perspectiva temos a certeza de que muito em breve teremos bons resultados, pois sabemos que a informação pode salvar vidas.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Chega a Quixadá um método contraceptivo revolucionário!



A Biomedicina sempre encontra um modo de nos surpreender procurando novos meios para facilitar nossas vidas. Ela tem trabalhado fortemente para descobrir cura para novas doenças, e também para desenvolver medicamentos que melhorem a saúde de toda a população. O SUS (Sistema Único de Saúde), mesmo com suas fragilidades, sempre tem buscado estas inovações e distribuído “gratuitamente” para tod@s.
Nesta ultima semana uma destas inovações chega a Quixadá e seu nome é Implanon um método contraceptivo que promete mudar a realidade de muitas mulheres, pois ele além de ser mais seguro que qualquer outro método, até mesmo que a laqueadura, tem a duração de três anos. Ele é implantado no braço através de um cateter e necessita de um anestesista, um(a) auxiliar e enfermagem e um médico(a).
Segundo o Dr. Garcia de Souza Neto, médico ginecologista responsável pela saúde reprodutiva no Estado do Ceará e que esteve conosco no lançamento do medicamento em Quixadá, o Implanon é uma droga que vai sendo liberada em pequenas dosagens diárias e faz com que a mulher pare de ovular inibindo assim a gravidez. Ele é um medicamento de alto custo e sua aplicação está entorno de 1.800 reais e é distribuído gratuitamente aqui no Estado.
Seu lançamento aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro no Centro de Saúde Reprodutivo e Sexual em Quixadá com a presença de mais de 90 mulheres que na ocasião optaram pelo procedimento. Vale ressaltar que o Implanon tem a duração de três anos e é mais seguro que a Laqueadura e estará disponivel em grandes multirões a serem realizados pela Secretaria da Saúde.

Projeto Mexa-se. Estimulando hábitos de vida saudáveis!

O projeto de Atividades Físicas e Práticas Corporais de Quixadá se propõe a atender à população em geral do município de Quixadá e seu principal objetivo é fortalecer o incentivo às práticas corporais e atividade física, visando à redução da morbi-mortalidade por doenças não transmissíveis e a promoção de hábitos de vida saudáveis na população. Para tanto é conduzido no município pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e conta com outros serviços da Secretária de Saúde como o Programa Saúde da Família, Núcleo de Educação em Saúde e CAPS




Uma das ações realizadas pelo projeto é a popular aeróbica que acontece na Praça José de Barros todas as segundas e quintas das 17:30 ás 18:30h, ação esta que proporciona o aumento da resistência geral do organismo beneficiando o praticante na sua auto-estima, tornando-o autoconfiante para sua realização pessoal. Outras atividades também são ofertadas como é o caso das práticas integrativas com usuários do CAPS, que auxilia no tratamento terapêutico com a aplicação de jogos e socialização de integrantes e as sessões diárias de hidroginástica que aquecem simultaneamente as diversas articulações e músculos melhorando a execução de exercícios sem sobrecarregar as articulações, diminuindo os problemas de hipertensão, diabetes e problemas de mobilidade.




O Município de Quixadá investe na implementação da Política de Promoção da Saúde no eixo das Práticas Corporais e Atividades Físicas e mostra alguns resultados práticos ao garantir o acesso da população de forma gratuita aos espaços públicos para a realização de atividades físicas, portanto, esse perfil apresenta para os quixadaenses uma mudança de hábitos de vida saudáveis, renovando à auto-estima, a harmonia corporal, a integração entre os diversos grupos sociais e econômicos, e por fim um aumento significativo na perspectiva de vida. “Mexer o corpo, caminhar, ter atividade física continua, é lei para quem quer manter a saúde, a independência e a agilidade. E nunca é tarde para começar” Participe das ações do projeto Mexa-se Quixadá.




quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CONSELHO DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO

Nos dias 05 e 06 de outubro de 2010 no Centro de Referencia Mulher e Cidadania ocorreu o Curso de Capacitação para Conselheiros (as) Municipais de Saúde de Quixadá promovido pelo Conselho Estadual de Saúde – CESAU em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Quixadá e a Secretaria Municipal da Saúde. O Curso teve como objetivo qualificar os atores e atrizes sociais do Conselho Municipal de Saúde, para o exercício de suas competências e atribuições decorrentes do mandato de conselheiro (a) de saúde. Participaram do curso os 64 conselheiros (as) municipais, alunos (as) da Faculdade Católica Rainha do Sertão dos cursos de Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia bem como representantes de conselhos locais/distritais de saúde. As atividades do curso foram conduzidas por conselheiros (as) e assessores (as), protagonistas da ação, educadores (as), colaborando no desenvolvimento das diversas abordagens no decorrer das oficinas temáticas que foram aplicadas para favorecer as discussões e síntese dos diversos temas integrantes da programação. O curso teve a duração de 16 horas e o conteúdo programático abordou os fundamentos sobre as políticas de saúde, as diretrizes da educação permanente em saúde e no controle social no SUS abrangendo temas como a legislação, a organização e funcionamento das instancias de gestão e pactuação e do controle social, conselhos e conferências, os instrumentos de gestão relacionados ao ciclo orçamentário e financeiro como: Plano Plurianual período 2010 a 2013, Lei de Diretrizes Orçamentária Anual – LDO, Lei Orçamentária Anual – LOA, Plano Municipal de Saúde, Relatório de Gestão, Programação Pactuada Integrada (PPI) e o Termo de Compromisso de Gestão Municipal no Pacto pela Saúde. Além de promover o protagonismo dos conselheiros e conselheiras, o evento instrumentalizou membros do CMSQ com informações sobre as ferramentas da gestão e do controle social no Sistema Único de Saúde.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Saúde realiza palestra sobre planejamento familiar



“A informação é uma importante ferramenta de prevenção”, com esse tema, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde e Eurofarma realizaram mais um trabalho educativo, na empresa Mississipe que recebe pela segunda vez a visita dessa equipe. A estratégia é levar informações de prevenção para os mais variados públicos, abordando assuntos ligados a algumas doenças e agravos por causas evitáveis. No início de abril o tema apresentado foi o tabagismo e nesse dia 06 de outubro o assunto da vez foi Planejamento Familiar, que caiu nas graças das trabalhadoras que em sua grande maioria fazem parte do quadro daquela empresa.

Conduzida pelo médico Ednaldo Rolim a apresentação levou orientações sobre a utilização de métodos contraceptivos, anatomia, fisiologia da reprodução e riscos de uma gravidez não planejada, alertando sobre como reduzir a mortalidade materna e evitar abortos provocados. Para o médico essa ação tem uma grande importância, pois um número muito grande de mulheres ainda enfrentam transtornos provenientes de uma gestação inesperada, essa problemática além de questões culturais está justificada no fato de que 68% das mulheres ativas não usam métodos contraceptivos o que corresponde a um total de 120 milhões que mesmo sem se prevenir não desejam engravidar, dados apontam que 25% delas já foram mães dentro de uma faixa etária entre 18 a 30 anos. De acordo com Dr. Ednaldo os números são extremamente preocupantes também entre os jovens, a falta da informação levam 700 mil adolescentes a engravidarem todo ano só no Brasil onde destas, mais de 50% deixam a escola na faixa etária dos 15 aos 19 anos, sendo que até essa idade estima-se que 10% delas já tiveram dois filhos, apontando as complicações na gestação como uma das principais causas de internação hospitalar nesse público. Para Lúcios Niger técnico da Eurofarma e um dos orientadores desse momento, essa atividade leva homens e mulheres a refletirem sobre o momento certo do nascimento de um filho e de planejarem juntos e de forma consciente. Mais do que um evento preocupado com a saúde da mulher essa ação configura uma atitude de cuidando voltado para toda família e uma iniciativa de âmbito Social abraçada pela Eurofarma Empresa Mississipe e Secretaria Municipal de Saúde.