sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Chega a Quixadá um método contraceptivo revolucionário!



A Biomedicina sempre encontra um modo de nos surpreender procurando novos meios para facilitar nossas vidas. Ela tem trabalhado fortemente para descobrir cura para novas doenças, e também para desenvolver medicamentos que melhorem a saúde de toda a população. O SUS (Sistema Único de Saúde), mesmo com suas fragilidades, sempre tem buscado estas inovações e distribuído “gratuitamente” para tod@s.
Nesta ultima semana uma destas inovações chega a Quixadá e seu nome é Implanon um método contraceptivo que promete mudar a realidade de muitas mulheres, pois ele além de ser mais seguro que qualquer outro método, até mesmo que a laqueadura, tem a duração de três anos. Ele é implantado no braço através de um cateter e necessita de um anestesista, um(a) auxiliar e enfermagem e um médico(a).
Segundo o Dr. Garcia de Souza Neto, médico ginecologista responsável pela saúde reprodutiva no Estado do Ceará e que esteve conosco no lançamento do medicamento em Quixadá, o Implanon é uma droga que vai sendo liberada em pequenas dosagens diárias e faz com que a mulher pare de ovular inibindo assim a gravidez. Ele é um medicamento de alto custo e sua aplicação está entorno de 1.800 reais e é distribuído gratuitamente aqui no Estado.
Seu lançamento aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro no Centro de Saúde Reprodutivo e Sexual em Quixadá com a presença de mais de 90 mulheres que na ocasião optaram pelo procedimento. Vale ressaltar que o Implanon tem a duração de três anos e é mais seguro que a Laqueadura e estará disponivel em grandes multirões a serem realizados pela Secretaria da Saúde.

Um comentário: